O que é o Formulário DS-160? Entenda a importância deste documento para tirar o seu Visto Americano

Neste artigo, iremos explicar em detalhes o formulário DS-160 e a importância do seu preenchimento correto para a aprovação do visto americano.

A sua jornada para os Estados Unidos começa com a sua decisão de realmente aplicar para o visto americano. O passo seguinte é emitir o passaporte, caso não tenha, e na sequência iniciar o processo de preparação e aplicação para o visto.

São várias as decisões que precisam ser tomadas para potencializar a chance de aprovação do visto americano. Quanto mais assertiva for a estratégia definida, melhor será a opinião do cônsul sobre a sua aplicação. Uma vez definida, a estratégia da sua aplicação precisa ser inserida no formulário da DS-160 de forma correta, e depois que a DS-160 é enviada e paga, o aplicante pode agendar a entrevista, e começa então a preparar para o Grande Dia. 

Na mentoria da Moove Vistos ajudamos nossos clientes em todas essas etapas, mas nesse artigo vamos focar em explorar um dos pontos que as pessoas mais valorizam e tem dúvidas, que é o preenchimento da DS-160. Mas atenção, não se engane, uma DS-160 bem preenchida é realmente uma etapa obrigatória, mas não é o principal fator para a aprovação do visto. Essa é uma fase do processo de aplicação que é mais eliminatória do que classificatória, ou seja, um erro pode definitivamente causar uma negativa, mas não é esse documento que vai aprovar o visto, são principalmente as respostas e o seu comportamento na entrevista. 

Então, para te ajudar a ter mais clareza sobre o que é o formulário DS-160, abordaremos sua importância no processo de solicitação de visto, os principais erros a serem evitados e dicas valiosas para garantir o seu sucesso.

O que é o Formulário DS-160?

O DS-160 é o formulário oficial que você precisa preencher para solicitar um visto de não-imigrante para os Estados Unidos. Seja para os vistos de turismo, negócios ou estudo, além de outros, o DS-160 é a base para a avaliação do seu pedido ao Consulado Americano.

Entendendo a importância do DS-160:

Contendo mais de 100 perguntas, o formulário DS-160 é a sua primeira oportunidade de apresentar seu perfil ao Consulado Americano. Um formulário preenchido com atenção demonstra organização, responsabilidade e confiabilidade, aumentando suas chances de aprovação do visto.

Nele são coletadas informações detalhadas sobre seu histórico pessoal, familiar e profissional, além do planejamento de viagem aos Estados Unidos. Fornecer dados precisos e completos é crucial para evitar atrasos, inconsistências e até mesmo a negativa do seu visto.

A grande maioria das perguntas da DS-160 são de questionamentos pouco flexíveis sobre a sua viagem, no entanto, existem campos em que a forma como você responde influencia a percepção do agente consular quanto ao seu perfil. Existem até mesmo campos em que se tem várias formas de responder quanto à mesma informação. 

Um dos grupos de perguntas mais típicos de gerarem dúvidas são sobre a profissão e a renda do aplicante, visto que a DS-160 possui apenas um campo de profissão e renda atuais, embora muitas pessoas tenham mais de uma atividade. Outro ponto que muita gente tem dúvidas é quanto a melhor forma de apresentar um curso superior em andamento, visto que o formulário tem campo apenas para cursos concluídos. Para esses dois casos não existe uma resposta padrão, cada caso deve ser avaliado individualmente quanto a melhor forma de apresentar essas informações.

De qualquer forma, as informações da DS-160 servirão como base para a entrevista consular. Ter domínio sob o formulário durante a entrevista te ajudará a responder às perguntas com segurança, confiança e consistência, aumentando suas chances de aprovação.

Como preencher o formulário DS-160 de maneira correta?

O formulário DS-160 está disponível apenas no site do Departamento de Estado dos Estados Unidos e é realmente recomendado que seja preenchido em inglês, isso pode fazer a diferença entre uma aprovação e uma negativa na sua aplicação.

Aqui vão alguns pontos para se atentar:

  • Leia atentamente as instruções em cada página para evitar erros;
  • Tenha em mãos seu passaporte, certidão de nascimento, documentos de trabalho, de formação acadêmica e outros documentos relevantes para preencher o formulário com precisão;
  • Revise cada resposta com atenção antes de enviar o formulário. Erros podem atrasar o processo de análise do seu pedido e, em último caso, causar a negativa do visto;
  • Anote o número de confirmação gerado após o envio do formulário. Você precisará dele para criar o cadastro no site do agendamento;
  • Ao enviar o documento, salve em PDF ou imprima a página de confirmação da DS160, aquela com o código de barras. Ela deverá obrigatoriamente ser apresentada no CASV e na entrevista;
  • E um dos mais importantes, ao enviar a DS160 você terá uma única oportunidade de salvar o PDF ou imprimir as respostas consolidadas da DS160. Elas não poderão ser acessadas na sua totalidade após sair dessa tela, portanto, certifique-se de obter a sua cópia para estudar e garantir que não haja divergência entre o documento e as suas respostas na entrevista.

Dicas para evitar erros no DS-160:

É muito importante ressaltar a importância e seriedade do formulário DS-160 para aumentar suas chances de aprovação do visto. 

Lembre-se: este documento será a sua primeira apresentação para o cônsul e é baseado nele que serão feitas as perguntas para a sua entrevista.

Por isso, confira algumas dicas para evitar erros ao preencher seu formulário.

  • Use apenas caracteres simples: evite usar acentos, cédulas ou outros caracteres especiais;
  • Seja honesto e preciso: responda todas as perguntas com honestidade e precisão. Não tente ocultar informações ou fornecer dados falsos;
  • Não deixe campos em branco: responda todas as perguntas, mesmo que algumas pareçam irrelevantes para o seu caso;
  • Peça ajuda se precisar: se tiver dúvidas ao preencher o formulário, consulte a seção de ajuda do site ou procure orientação profissional;
  • Use o tradutor do seu navegador: caso não fale inglês você poderá, em alguns navegadores, clicar com o botão direito na tela e pedir para o navegador da internet traduzir a página do site do governo americano em tempo real. Isso pode facilitar bastante o seu preenchimento. No entanto, não confie 100% nos tradutores automáticos, em caso de dúvidas consulte em outras fontes.

É um processo que exige muito cuidado e atenção, afinal, estamos falando da sua chance de aprovação. Na Moove sempre frisamos que a verdade é o melhor caminho, mas tem formas de contar a verdade para maximizar seus pontos fortes e mitigar os pontos fracos, aumentando significativamente a chance de aprovação.

De maneira nenhuma estamos querendo assustar você, mas precisamos deixar bem claro sobre as consequências de se preencher o formulário DS-160 de forma incorreta e pouco precisa e arriscar ser reprovado. Isso irá dificultar o seu processo, caso tente tirar o visto novamente.

Se você não se sentir confiante para fazer isso sozinho e não quiser arriscar esta etapa tão importante para a realização do seu sonho, a Moove Vistos é uma empresa especializada em visto de estudante (F-1/F-2) e turista (B-2).

Além de cuidar da parte operacional para que você não precise lidar com a burocracia, montamos toda a estratégia de aplicação conforme o seu perfil. Todo esse processo será conduzido por um único profissional, o Visa Manager, conceito exclusivo da Moove Vistos, que irá te ajudar não somente com o preenchimento deste formulário, mas também em cada etapa de preparação, desde as primeiras decisões, passando pela simulação de entrevista, até o dia da entrevista no consulado. Inclusive, nossa simulação da entrevista é o ponto alto da mentoria, de acordo com nossos próprios clientes nas entrevistas em nosso canal no Youtube!

Entre em contato com a gente para obter ajuda profissional!

Veja também…

Compartilhe

Veja também