EUA: Qual a Diferença Entre Visto e Status?

Banner da Melhor Mentoria de Vistos Americanos do Brasil, a Moove Vistos

Afinal, você sabe a diferença entre Visto e Status quando o assunto é Visto Americano?
Navegar pelas informações sobre vistos para os Estados Unidos pode ser uma tarefa confusa, especialmente quando os termos “visto” e “status” são utilizados de maneira intercambiável. É natural ter dúvidas e se perguntar se você está realmente entendendo corretamente. Para acabar com essa incerteza de uma vez por todas, este artigo irá esclarecer a diferença entre esses dois termos de forma clara e direta.

Caso prefira, o vídeo abaixo no canal da Moove Vistos aborda o tema de uma forma didática, embora menos detalhada. Para mais detalhes siga conosco neste artigo.

Imagem de dois passaportes e um visto americano com a bandeira dos estados unidos

O Visto Americano é um documento estampado em seu passaporte que é emitido fora dos Estados Unidos. Isso ocorre em Consulados ou Embaixadas localizados fora do país. Por exemplo, no Brasil, temos a Embaixada Americana em Brasília e consulados em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. Na maioria dos casos, mas não em todos, a escolha por um Consulado ou pela Embaixada não faz diferença e se dá pela proximidade com a sua residência e facilidade de locomoção.

O objetivo principal do visto americano é autorizar sua viagem até o porto de entrada nos Estados Unidos e permitir que você viaje até um porto de entrada e solicite a entrada no país. É importante lembrar que os aeroportos também são portos de entrada nos EUA.

No entanto, ter o visto americano não garante automaticamente a entrada. O agente de imigração na alfândega é quem avalia seus documentos e decide se você será autorizado a entrar ou não.

Banner da Melhor Mentoria de Vistos Americanos do Brasil, a Moove Vistos

Enquanto o visto se refere à permissão para viajar até o porto de entrada e solicitar a entrada nos EUA, o status diz respeito à sua situação legal após entrar no país.

Uma vez autorizado a entrar, você recebe um status, e a relevância do visto diminui durante sua estadia. No entanto, é crucial manter esse status ativo para permanecer legal no país.

  • Status de Turismo

 Um exemplo clássico é do Visto de Turismo e Negócios para os Estados Unidos (Visto B1/B2), onde, via de regra, o visto tem 10 anos de validade no passaporte mas, ao entrar no país, é dado pelo agente da imigração um tempo de permanência normalmente de 6 meses, que pode ser renovado, mas que se expirado pode deixar o viajante fora de status mesmo que o passaporte tenha um visto ainda em validade. Dentro do país o que importa é o seu status.

  • Status de Estudante

 No Visto de Estudante para os Estados Unidos (Visto F1), que normalmente tem 4 anos de validade no passaporte, o que determina o seu status é o seu I-20, que é o documento de matrícula emitido pela instituição de ensino. O I-20 pode ser renovado em contato direto com a escola, sem nova análise pela imigração, ao apresentar um novo extrato bancário capaz de arcar com os custos de estudo e permanência no país pelo novo período de estudo que está sendo renovado. Isso significa que uma pessoa que vai, por exemplo, estudar inglês por 1 mês nos Estados Unidos com o Visto de Estudante pode, dentro do país, renovar a sua estadia legalmente em contato direto com a escola. É comum ver pessoas que, mesmo com 4 anos de visto no passaporte já vencidos, estão legalmente com status de estudante há mais de 4 anos dentro dos Estados Unidos, pois mantiveram uma vida acadêmica constante que garantiu que seu status permanecesse ativo. Isso vale para cursos de inglês, o mais popular, mas também cursos de Graduação, Mestrado, Doutorado, MBA, Certificate e outros.

Banner da Melhor Mentoria de Vistos Americanos do Brasil, a Moove Vistos
  • Mudança de Status

 Dentro dos Estados Unidos é possível também mudar de status. Por exemplo, imagine que você tenha entrado com um Visto de Turista e, após passar pela imigração no aeroporto, recebeu um status de 6 meses de permanência. Se você mudar de ideia enquanto faz turismo após um período dentro dos EUA e decidir estudar, pode solicitar uma mudança de status de turista para estudante. Isso lhe concederá o status cuja permanência está associada à manutenção da sua matrícula com a instituição de ensino, em documento chamado I-20, mas esse é um assunto que podemos explorar em detalhes em outro momento. 

Caso queira saber a diferença prática entre os Vistos de Turismo e de Estudante (Visto F1) para os Estados Unidos, veja este artigo (clique aqui).

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as diferenças entre visto e status. Agora você tem uma compreensão mais sólida dos termos e suas aplicações quando se trata de viagens aos Estados Unidos.

Precisa tirar o seu Visto Americano ou mudar ou extender o seu status? A Moove Vistos também te ajuda nessa missão. Clique aqui e fale com a gente!

 

Compartilhe

Veja também